Brasão e Marcas da UFS

 

O BRASÃO DE ARMAS DA UFS

 

Descrição: Torreado em barras com as linhas divisórias do contorno frontal do casco de siri, de prata em azul entrecambado em banda.

Insígnias: Três tochas de ouro acesas ao natural.

Lema: "Fluendo Crescit"

Comentário: As cores do escudo referem-se às água do Rio Sergipe, para cujas margens se transferiu a capital do Estado, em vista do seu progresso. o rio, que dá nome ao Estado e aos seus primitivos habitantes, atribo dos siris, convinha ao escudo da Universidade, pois, grande é o valor simbólico das águas dos rios que pela fluência crescem até diluir-se na plenitude dos mares - estímulo aos que procuram a Sabedoria.

Simbólica é também a fecundidade do crustáceo cujas larvas flutuam no rio e nele se desenvolve, o que é representado no escudo pelo torriado em barra com o contorno frontal do siri.

São assim suficientes os dois símbolos para exprimir o lema que enobrece tanto a cátedra docente como o corpo de alunos da jovem Universidade sergipana: "Flutuando cresce".

 

Salvador, 27 de agosto de 1970

Paulo Lacheumayer, O. S. B.

 

Brasão UFS em PDF

Clique Aqui (arquivo no formato PDF)

 

Marca do Hospital Universitário em PDF

Clique Aqui (arquivo no formato PDF)

 

Para marcar a data, foi criada pela equipe da Editora UFS uma logomarca comemorativa. A logo possui um "desenho configurado a partir da geometrização do número 4 para tentar ressaltar as seguintes questões: Simetria, como princípio que propõe equilíbrio; Espelhamento, como princípio que indica conduta de manutenção e igualdade; e Modularidade, com intuito de transmitir possibilidade de continuidade, propagação e estabilidade", explicam os criadores.

Marca Comemorativa - 44 anos UFS

Clique Aqui (arquivo no formato PDF)

 

 

Marca comemorativa - 45 anos UFS

Clique Aqui (arquivo no formato PDF)