Pgina Principal

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Estilo atual: Padrão

Brasão e Marcas da UFS

 

O BRASÃO DE ARMAS DA UFS

 

Descrição: Torreado em barras com as linhas divisórias do contorno frontal do casco de siri, de prata em azul entrecambado em banda.

Insígnias: Três tochas de ouro acesas ao natural.

Lema: "Fluendo Crescit"

Comentário: As cores do escudo referem-se às água do Rio Sergipe, para cujas margens se transferiu a capital do Estado, em vista do seu progresso. o rio, que nome ao Estado e aos seus primitivos habitantes, atribo dos siris, convinha ao escudo da Universidade, pois, grande é o valor simbólico das águas dos rios que pela fluência crescem até diluir-se na plenitude dos mares - estímulo aos que procuram a Sabedoria.

Simbólica é também a fecundidade do crustáceo cujas larvas flutuam no rio e nele se desenvolve, o que é representado no escudo pelo torriado em barra com o contorno frontal do siri.

São assim suficientes os dois símbolos para exprimir o lema que enobrece tanto a cátedra docente como o corpo de alunos da jovem Universidade sergipana: "Flutuando cresce".

 

Salvador, 27 de agosto de 1970

Paulo Lacheumayer, O. S. B.

 

Brasão UFS nas versões Cdr • Jpeg • Pdf   

Aqui Clique Aqui (arquivo compactado no formato ZIP)

 

Para marcar a data, foi criada pela equipe da Editora UFS uma logomarca comemorativa. A logo possui um "desenho configurado a partir da geometrização do número 4 para tentar ressaltar as seguintes questões: Simetria, como princípio que propõe equilíbrio; Espelhamento, como princípio que indica conduta de manutenção e igualdade; e Modularidade, com intuito de transmitir possibilidade de continuidade, propagação e estabilidade", explicam os criadores.

   Marca Comemorativa - 44 anos UFS

Clique Aqui (arquivo no formato PDF)

 

 

   Marca comemorativa - 45 anos UFS

Clique Aqui (arquivo compactado no formato ZIP)

qui, 29/09/2011 - 20:09