Critérios para notícia

O que pode ser notícia nos canais oficiais gerenciados pela Ascom UFS:

- Programas, ações e projetos institucionais que promovam o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação da UFS;

- Divulgação científica de pesquisas e produção acadêmica da Universidade;

- Assuntos administrativos e de gestão da instituição relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade;

- Eventos institucionais e culturais realizados e/ou promovidos pela UFS;

- Processos seletivos para cursos de graduação, pós-graduação e Colégio de Aplicação (Codap), assim como seus resultados;

- Ações de assistência estudantil;

- Concursos públicos para professores e técnicos administrativos;

- Campanhas institucionais e ações desenvolvidas pela Superintendência de Comunicação (Secom);

- Premiações e honrarias recebidas pela Universidade e membros da comunidade acadêmica, desde que relacionadas ao trabalho realizado na instituição;

- Premiações e honrarias concedidas pela UFS à comunidade acadêmica e ao público externo;

- Treinamentos, cursos e ações voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;

- Campanhas e ações sociais voltadas à comunidade acadêmica e ao público externo;

- Seleções para vagas de estágio e bolsas na Universidade;

- Oferta de bolsas de estudo e intercâmbio acadêmico institucional;

- Atividades esportivas e culturais da UFS;

- Parcerias da UFS com outras instituições ou órgãos públicos;

- Falecimento - Nesses casos, notas de pesar são publicadas na UFS levando em consideração os seguintes critérios: vínculo ativo (docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e discentes) ou servidores aposentados que tenham ocupado, durante a carreira, diversos cargos de relevância para a gestão universitária, bem como de pessoas públicas e/ou autoridades civis consideradas relevantes para a história da Universidade Federal de Sergipe.

 

O que não é notícia nos canais oficiais  gerenciados pela Ascom UFS:

- Eventos, programações e atividades que não envolvam a UFS como realizadora, organizadora/promotora;

- Participação de docentes, técnicos e discentes em eventos regulares da rotina acadêmica e administrativa;

- Reprodução de conteúdos de terceiros sem créditos e autorização das fontes;

- Publicação de artigos científicos em periódicos sem outros critérios adicionais;

- Fatos de promoção pessoal e/ou profissional de membros da comunidade acadêmica;

- Informes direcionados a públicos restritos que podem ser divulgados por outros meios, como cancelamentos de aulas ou reuniões departamentais;

- Atividades que violem leis, contenham insultos, preconceitos ou difamações;

- Pedidos de apoio financeiro informal, como rifas ou vaquinhas;

- Propagandas ou campanhas publicitárias de grupos ou organizações, incluindo partidos políticos e candidatos, exceto apoio institucional da UFS;

- Defesas de trabalhos acadêmicos como TCC, dissertações, teses e memoriais de progressão;

- Comunicação sindical e de entidades de classe de servidores e estudantes;

- Felicitações de aniversários e datas comemorativas profissionais;

- Outras situações não previstas serão avaliadas pela Ascom.

 

Cobertura jornalística:

- Solicitações para eventos devem ser enviadas à Ascom por e-mail (comunica@academico.ufs.br) com antecedência mínima de cinco dias úteis;

- Pedidos serão analisados conforme critérios jornalísticos, viabilidade técnica, horário de expediente da equipe e disponibilidade de colaboradores e de transporte;

 

Como enviar uma sugestão de pauta:

- Enviar sugestões para a Ascom por e-mail com o assunto "Sugestão de pauta" e o tópico a ser discutido (comunica@academico.ufs.br);

- Incluir todas as informações necessárias (o quê, quem, quando, onde, como e por quê) e um contato da fonte para checagem;

- Se houver um release, pode ser enviado anexado, o que não garante a reprodução na íntegra;

- Citar a autoria e autorização de conteúdos produzidos por terceiros;

- Enviar sugestões de notícias que não demandam cobertura com, no mínimo, três dias úteis de antecedência;

- A Ascom decidirá quais informações serão divulgadas e elaborará a matéria;

- O envio de sugestões não garante a publicação. As sugestões serão avaliadas conforme critérios jornalísticos, objetivos institucionais e interesses do público-alvo.