Brasão e Marcas da UFS

O BRASÃO DE ARMAS DA UFS

Descrição: Torreado em barras com as linhas divisórias do contorno frontal do casco de siri, de prata em azul entrecambado em banda.

Insígnias: Três tochas de ouro acesas ao natural.

Lema: "Fluendo Crescit"

Comentário: As cores do escudo referem-se às água do Rio Sergipe, para cujas margens se transferiu a capital do Estado, em vista do seu progresso. o rio, que dá nome ao Estado e aos seus primitivos habitantes, atribo dos siris, convinha ao escudo da Universidade, pois, grande é o valor simbólico das águas dos rios que pela fluência crescem até diluir-se na plenitude dos mares - estímulo aos que procuram a Sabedoria.

Simbólica é também a fecundidade do crustáceo cujas larvas flutuam no rio e nele se desenvolve, o que é representado no escudo pelo torriado em barra com o contorno frontal do siri.

São assim suficientes os dois símbolos para exprimir o lema que enobrece tanto a cátedra docente como o corpo de alunos da jovem Universidade sergipana: "Flutuando cresce".

Salvador, 27 de agosto de 1970

Paulo Lacheumayer, O. S. B.

Brasão original

Brasão redesenhado